No momento em que vos escrevo isto a Pandemia já faz parte da nossa vida há quase um ano. Entre confinamentos e muita ansiedade e medo, este novo normal já é o nosso dia a dia. Neste momento nem sabemos quando vamos conseguir sair de casa quanto mais quando vamos conseguir voltar a viajar mais tranquilamente. Então mas como é que a pandemia vai mudar as viagens?
Se também tens esta pergunta, aqui tens algumas respostas.
1. Menos escapadinhas de fim de semana mas mais viagens mais longas
Grande parte das pessoas estão habituadas a fazer mais do que uma viagem por ano. Estão habituadas a fazer escapadinhas de fim de semana a capitais europeias.
Em vez destas escapadinhas vamos fazer menos viagens mas viagens mais longas. Em vez de 2 dias numa cidade vamos escolher ficar 7/8 dias num determinado sítio. Os preços dos voos vão, muito possivelmente, aumentar. O que vai levar a exactamente isto.
As viagens vão ser mais planeadas e não vão ser tanto uma coisa do momento de reservar um fim de semana fora.
Estas viagens vão ser mais conscientes e vão ter um significado especial. E também vão ajudar o nosso planeta com a redução da emissão de CO2. Menos voos, menos CO2 a ser emitido.
2. Mais viagens dentro do próprio país
Enquanto as viagens internacionais são mais incertas, viajar dentro do próprio país vai ser algo muito mais possível e fácil (e barato) de fazer.
Possivelmente enquanto não houver uma vacina e não nos sentirmos mais seguros a viajar, grande parte das pessoas vai optar por ficar no país. A grande vantagem é estares a apoiar a economia nacional (seja qual for o teu país).
Desde fins de semana fora a umas férias mais longas a explorar determinada zona, viagens mais locais vão ser as viagens escolhidas dos próximos tempo.
Lê aqui o meu guia para Tomar ou o meu guia para Braga.
3. O regresso das road trips
Uma das coisas que vai regressar em força são as road trips! Com a aviação e os transportes públicos no geral a serem um bocadinho postos de parte, as road trips voltam a ganhar mais adeptos.
Só em Portugal há imensas road trips incríveis que podes fazer.
Criei um guia com mais de 15 páginas cheio de sugestões de road trips, com todas as paragens e sugestões de alojamento. Podes comprar esse guia aqui. Prometo que vale super a pena. A melhor parte? Sempre que actualizar esse guia tu irás receber a actualização mais recente no teu e-mail.
4. Vamos dizer adeus ao turismo de massas
As multidões que era possível encontrarmos nos sítios mais turísticos como a Torre Eiffel em Paris ou a Fontana di Trevi em Roma, vão desaparecer. Todas as pessoas que visitavam estes destinos mais populares nas épocas altas vão começar a pensar duas vezes antes de o fazer.
Isto também irá estar muito relacionado com o facto de os preços dos voos e dos alojamentos aumentarem. Viajar nas épocas altas vai deixar de estar ao alcance de muita gente. E mesmo quem o consiga fazer ter em consideração a possibilidade de haver um maior aglomerado de pessoas.
O que achaste?