Uma viagem de avião nunca é fácil. Especialmente para pessoas que, como eu, tem medo de andar de avião. Mas andar de avião piora quando são voos de longo curso (por exemplo um voo transatlântico).
Especialmente num voo mais longo é preciso algumas coisas como estares entretido e confortável. E para isso nem sempre é preciso ires em classe executiva. Descobre algumas das minhas dicas e dos essenciais para sobreviveres a um voo de longo curso.
Se tens medo de andar de avião – como eu – recomedo que leias este post aqui com algumas das minhas melhores dicas.
O mais importante é não permitires que o medo ou ansiedade sejam um factor impeditivo de viajares. Se ainda assim tiveres receio podes fazer cursos que te ajudam a ultrapassar esse problema.
A TAP Portugal tem cursos disponíveis e já ponderei muito (mesmo muito) em fazer um deles. Vê aqui mais informações sobre esses cursos.
Essenciais para sobreviveres a um voo de longo curso:
Para estares confortável:
Recomendo que leves roupa confortável durante o voo e que leves várias camadas de roupa. A minha sugestão seria umas leggins, uma t-shirt e uma blusa de malha para além de um agasalho – mesmo que vás para um destino quente – e um cachecol/lenço. Uma vez que tende a ficar bastante frio no avião vestir em camadas dá sempre jeito bem como ter um cachecol que podes usar como manta.
Leva uns sapatos confortáveis como por exemplo umas sapatilhas e umas meias quentinhas para estares preparado para te descalçar caso sintas necessidade.
Uso de maquilhagem também não recomendo mas podes sempre levar contigo para te maquilhares quando estiveres a chegar ao destino.
Uma almofada de pescoço também pode ser bastante útil bem como uma máscara para os olhos se não conseguires dormir com demasiada luz. Os teus óculos de sol também podem dar jeito nestes casos.
Para estares entretido:
Podes sempre levar o teu computador, principalmente se fores trabalhar durante a tua viagem. O que costumo fazer é levar o meu iPad e transferir alguns filmes ou séries da Netflix para ver offline durante o voo. Também levo sempre o meu telemóvel com música offline – olá, Spotify premium – para ouvir alguma coisa. Um bom livro também é uma óptima solução (também podes levar um ebook no teu tablet – eu compro os meus na Wook). Uma power bank também dá sempre jeito. Tanto no avião como durante as férias.
Outros essenciais:
Há sempre essenciais de beleza que considero essenciais levares contigo (mas isso quer seja um voo longo ou não).
Um bom creme hidratante para aplicares na cara pode ser o teu melhor amigo. Bem como um creme de mãos e um hidratante labial. Desodorizante, uma escova de dentes e pasta e uma escova de cabelo também são outras das minhas recomendações.
Maquilhagem também pode ser algo que consideres levar contigo.
Se quiseres ser um pouco extra – why not? – uma máscara facial hidratante, como aquelas sheet masks da The Body Shop, podem ser uma óptima ideia. Champô seco também pode ser boa ideia.
Podes ainda levar contigo: uma muda de roupa extra, roupa interior extra e snacks.
Para seres amigo do Ambiente:
Pensa também no ambiente e em como podes tornar a tua viagem o menos poluente possível: levar a tua garrafa de água reutilizável, o teu termo para bebidas quentes como chá ou café e ainda o teu conjunto de talheres e guardanapo pode ser algo que podes fazer sem grande custo para ti.
Cada vez mais penso no impacto que tenho no ambiente e procuro sempre soluções para melhorar o impacto negativo.
Dicas para sobreviveres a um voo de longo curso:
Todos estes essenciais já são uma enorme dica para voos de longo curso. Mas há ainda outras coisas que podes fazer.
Procurar as avaliações das diversas companhias aéreas para o teu destino também pode uma excelente ideia.
Bem como ter atenção ao lugar que escolhes. Eu prefiro sempre à janela mas claro que tens de ter em conta quantas vezes te irás levantar durante o voo para ir à casa de banho.
Descobre qual é a melhor hora para fazeres o voo. Por exemplo, se viajares de Lisboa para o Brasil podes considerar ir num voo nocturno. Assim podes dormir durante o voo e quando acordares já é de manhã no fuso horário do Brasil.
Não te esqueças de levar todas as coisas básicas: passaporte, seguro de viagem e outros documentos. Bem como ir à consulta de viajante ainda em Portugal. Caso tomes medicação não te esqueças da mesma.
O que achaste?