Vamos visitar juntos o Convento de Cristo em Tomar? Um bocadinho de história e tudo o que precisas de saber antes de visitar este monumento na cidade de Tomar.
O Castelo de Tomar e Convento de Cristo, sede das ordens religiosas e militares do Templo e de Cristo foi classificado como património da humanidade e inscrito na lista do património mundial da UNESCO em 1983.
Quando visitei o Convento de Cristo, no verão de 2020 (sim, já com a pandemia Covid-19), o espaço estava bastante vazio durante o período da manhã. Ainda assim fomos logo à abertura para explorarmos o espaço à vossa e tranquilamente.
O Convento de Cristo foi edificado dentro das muralhas do castelo, entre os séculos XII e XVII. É o monumento mais conhecido de Tomar. Assim sendo, e como já vos disse, recomendo visitarem logo de manhã cedo, à abertura, e subir a pé desde da Praça da República até ao Castelo de Tomar. O percurso é bastante curto mas substancialmente íngreme o que pode ser complicado.
A entrada para o monumento é feita através da Entrada do Castelo e passar as muralhas parece que fomos transportados para outra época. Actualmente é obrigatório o uso de máscara facial durante toda a visita e é recomendada uma visita com a duração de 30 minutos.
No interior do Convento de Cristo há certos sítios que não podem perder: Claustro Principal, Claustro das Lavagens, Charola, o Refeitório, a Janela Manuelina e há ainda mais 5 claustros que podem visitar.
A Janela Manuelina do coro é um dos maiores ícones da história da arte. É provável que a simbologia da fachada tenha sido dedicada às Descobertas.
Se se estão a perguntar sobre a mistura de estilos arquitectónicos: este monumento tem várias fases de construção o que significa vários estilos arquitetónicos. Os dominantes são o estilo Românico (visível na Torre de Menagem e ainda na Charola), o estilo Gótico (Claustro do Cemitério), Manuelino (Janela Manuelina), Renascentista e Maneirismo.

No final da visita e, se seguirem as indicações da visita, vão sair directamente para a rua e não para os jardins do Convento. Assim sendo, recomendo que comecem a visita pelos jardins e por fazer um passeio pelas muralhas do Castelo. Eu não sabia disto e tive de voltar a entrar pela Entrada do Castelo.

Recomendo ainda visitarem o site do Convento de Cristo para aprenderem um bocadinho mais sobre este monumento português e ainda para mais informações.
Para leres o guia do World Dreaming Blog para a cidade de Tomar espreita este post aqui.
Para descobrires qual o hotel que recomendo para uma escapadinha à cidade templária, lê este artigo aqui.
Bilhetes
Bilhete individual – 6,00 €
Bilhete Património Mundial: Convento de Cristo, Mosteiro de Alcobaça e Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha) – 15,00€ [válido por 7 dias]
Isenções (Visita gratuita)
– Domingos e feriados até às 14.00h para todos os cidadãos residentes em território nacional (2);
– Crianças até aos 12 anos, inclusive;
– Visitantes em situação de desemprego residentes na União Europeia (1);
Descontos
– Visitantes com idade igual ou superior a 65 anos – 50% (9);
– Cartão de Estudante – 50% (10);
– Cartão Jovem – 50% (11);
Horários
Outubro a Maio
Das 09h00 às 17h30 (última entrada às 17h00)Junho a Setembro
Das 09h00 às 18h30 (última entrada às 18h00)Encerrado: 1 de Janeiro, 1 de Março, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 24 e 25 de Dezembro.
O que achaste?