Tomar é uma das cidades que não se pode perder no distrito de Santarém. Para te ajudar a descobrir esta cidade preparei este guia de viagem para Tomar. Falei-vos aqui sobre a história da cidade de Tomar, sobre tudo o que precisam de saber sobre esta cidade templária antes de a visitar.
O que visitar em Tomar:
O centro de Tomar percorre-se facilmente a pé. Recomendo visitar toda a zona do centro a pé, tal como fizemos. Fomos apenas de carro até Aqueduto dos Pegões que está localizado a cerca de 3km do centro histórico da cidade.
Castelo de Tomar
O Castelo de Tomar, também conhecido como o Castelo dos Templários, está localizado no ponto mais alto da cidade. É impossível não ser a primeira coisa que vemos quando chegamos à cidade de Tomar.
Convento de Cristo
O Convento de Cristo foi edificado dentro das muralhas do castelo, entre os séculos XII e XVII. É o monumento mais conhecido de Tomar, tendo sido eleito Património Mundial em 1983.
Recomendo visitar logo de manhã cedo, à abertura, e subir a pé desde da Praça da República até ao Castelo de Tomar. O percurso é bastante curto mas substancialmente íngreme o que pode ser complicado.
Vê mais sobre preços e os horários no site oficial aqui.
Mata Nacional dos Sete Montes
É o principal parque da cidade e faz a ligação entre o castelo e o centro histórico. Está localizado mesmo na encosta do Castelo.
Praça da República
É a principal praça de Tomar e é onde está localizada a Câmara Municipal (os antigos Paços Reais de D. Manuel I), a Igreja de São João Baptista e a estátua de Gualdim Pais.
Corredoura (Rua Serpa Pinto)
A rua Serpa Pinto é a rua principal da cidade de Tomar e está cheia de lojas e restaurantes. É também, para mim, uns dos sítios onde podemos ter uma vista incrível para o Castelo dos Templários.
Antiga Judiaria e Sinagoga
A Sinagoga de Tomar é a mais antiga de Portugal e está actualmente transformada num museu. Encontra-se mesmo no meio do antigo bairro hebraico. Uma zona da cidade de Tomar cheia de ruas estreitas, com imensas flores e imensos gatos. Imaginam-me feliz nesta zona da cidade, não é verdade?
A entrada na Sinagoga é gratuita.
Igreja de Santa Maria do Olival
A Igreja de Santa Maria do Olival é uma igreja em estilo gótico do séc. XIII. Foi considerada como o Panteão dos Templários e ainda a matriz de todas as igrejas dos Descobrimentos. É nesta igreja que se pode visitar o túmulo de Gualdim Pais.
Recomendo verificar o horário de visita da igreja uma vez que não é possível visitar durante as cerimónias religiosas.
Igreja de São João Baptista
A Igreja de São João Baptista, localizada mesmo na Praça da República, data de finais do século XV. Em 1910 foi classificada como Monumento Nacional.
Uma vez mais, recomendo verificar o horário de visita da igreja.
Ponte Velha (Ponte D. Manuel I)
Construída sobre o rio Nabão, a Ponte Velha é um dos principais símbolos da cidade de Tomar. E claro, é um dos sítios mais fotogénicos da cidade.
Parque do Mouchão e Roda do Nabão
À entrada do Parque do Mouchão, mesmo no centro da cidade, está localizada a Roda do Nabão. Esta roda de madeira (da fotografia acima) é a única que restou das que costumavam aproveitar a força das águas do rio Nabão para a rega.
Aqueduto dos Pegões
O Aqueduto dos Pegões está localizado a cerca de 3km do centro da cidade de Tomar. Foi o único sítio que visitámos de carro, mas também podes apanhar um TukTuk desde da Praça da República até lá.
O Aqueduto dos Pegões foi construído durante o reinado de Filipe I para abastecer o Convento de Cristo. Tem cerca de 6km de extensão e 180 arcos.
Onde comer em Tomar:
Se há uma coisa que podemos ter a certeza se visitamos Tomar é que há imensos sítios onde podemos comer bastante bem. Tivemos oportunidade de ir a vários sítios. Mas é de dois sítios que vos quero falar. Foram os sítios que mais gostamos e que queremos regressar de uma próxima vez que estivermos por Tomar.
Taverna Antiqua
Este foi, sem dúvida, um dos melhores restaurantes que visitei nos últimos tempos. Tudo é absolutamente incrível. Desde da comida até ao ambiente. Recomendo mil. Quase que vale a pena ir a Tomar só para comer aqui, prometo.
Lê mais sobre este restaurante incrível aqui.
Restaurante A Bela Vista
Encontrámos o Restaurante A Bela Vista por acaso. Mas foi um encontro bastante feliz. A comida era bastante boa e a um preço super acessível. Mas a melhor parte para mim? A vista incrível para o rio Nabão e para toda a cidade de Tomar.
Recomendo pedirem uma mesa na esplanada, afinal há que aproveitar esta vista, certo? Recomendo ainda que marquem mesa.
Outros sítios que recomendo:
- Tasquinha da Mitas
- Restaurante Beira Rio
Onde ficar alojado em Tomar:
Em relação a onde ficar alojado em Tomar, a minha sugestão é o Thomar Boutique Hotel. O hotel onde ficámos durante a nossa estadia em Tomar. Reservámos o hotel no Booking.com, como fazemos sempre.
Para saberes mais sobre este hotel, recomendo que espreites este post aqui.
Este post pode conter links de afiliados.
[…] aqui o meu guia para Tomar ou o meu guia para […]