Uma das perguntas que me fizeram quando estive em Londres foi: o que visitavas em Londres se tivesses 24 horas?
E como podem imaginar é uma pergunta bem complicada de responder, principalmente se for: o que visitar, em 24 horas, em Londres, na tua primeira vez nesta cidade.
Se estás a pensar visitar Londres pela primeira vez e não vais ficar muito tempo na cidade, este pequeno guia é para ti.

Dicas antes de começares a explorar Londres:
- Vais precisar de usar sapatos muito (mesmo muito) confortáveis.
- Vais andar muito a pé (não há melhor forma de explorar uma cidade do que andando a pé, não é verdade?).
- Vais ter que usar o metro para conseguires ir de uma ponta da cidade à outra no menor tempo possível.
A minha dica é usares o teu cartão contactless, se tiveres. Em opção tens o Oyster card (cartão de transporte em Londres) que podes carregar.Mas a melhor opção é um cartão contactless Revolut. O cartão Revolut é um cartão físico que te permite criar contas em várias moedas (neste caso em libras) e pagar nessa mesma moeda sem teres de pagar taxas de câmbio. Dá jeito, não é? Consegue o teu, gratuitamente, através deste link e recebe 5€ em saldo, aqui. - Vais precisar de uma garrafa de água reutilizável que possas encher durante o dia.
- Faz uma lista de tudo o que gostavas de conhecer na cidade. Mas sabe que Londres é uma cidade tão grande, com tantas coisas para fazer que é normal que não consigas fazer tudo.
Começar a explorar Londres em menos de 24 horas:
Este guia de Londres em menos de 24 horas não é fácil de escrever. Nem será fácil de seguir. Mas é possível.
Neste guia irás apenas gastar dinheiro em: transportes e refeição. Todos os pontos de interesse que irás visitar seguindo este guia 1) são grátis ou 2) não irás entrar na atração/não irás à parte paga.
Para começares o dia em Londres tens que acordar cedo e começar o dia bem cedo.
A primeira paragem do dia é Piccadilly Circus. A razão por começar o dia nesta zona é porque costuma estar cheia de pessoas e se fores de manhã bem cedo a probabilidade de ter muita gente é praticamente nula.

Esta é a zona onde estão aqueles ecrãs enormes e bastante conhecidos. Ir a Londres e não passar por esta zona é quase crime.
De seguida irás passar por Trafalgar Square a caminho da Golden Jubilee Bridge que irás utilizar para passar para o outro lado do rio Tamisa onde está localizado o London Eye.

Tendo apenas 24 horas na cidade eu não recomendo perderes tempo, que poderá ser útil para visitar outras coisas grátis, com o London Eye.
Mas se for uma das coisas que mais queres fazer: o bilhete de admissão para o London Eye custa, para um adulto (quando comprado online), 27£ e custa-te 33£ se comprares no próprio dia. E, de acordo com o website deles, andar na atração irá demorar cerca de 30 minutos.
De seguida irás utilizar a Westminster Bridge para passar novamente para o outro lado do rio onde estarás agora do lado do Big Ben (que estará em obras até 2020). Poderás ainda ver a Westminster Abbey.
Daqui irás atravesar o St. James Park até ao Buckingham Palace onde poderás ver a residência oficial da Rainha Isabel II e da Família Real.

Para terminar a tua manhã irás passear por Hyde Park onde podes desfrutar do parque enorme e irás conseguir, muito provavelmente, ver esquilos.


De seguida irás caminhar até ao Marble Arch onde irás apanhar o Autocarro 74 na direcção Puney (na Marble Arch Station/Park Lane) até à estação Natural History Museum Cromwell.
A minha sugestão de almoço é aqui mesmo nesta zona: o famoso Five Guys.
É um serviço rápido, a comida é deliciosa e não é tão caro quando comparado com outros sítios. Mas não te preocupes que terás oportunidade de jantar num pub.

Depois de almoço irás visitar o museu que é possivelmente o mais conhecido de Londres, o Natural History Museum. Este museu é grátis. E há vários museus grátis em Londres (podes ler quais aqui).


Depois de uma rápida visita ao museu – eu digo que demorará cerca de 1 hora no máximo para conseguires visitar alguns dos pontos mais conhecidos do museu -, deverás apanhar o metro em South Kensignton, na linha Piccadilly, até à estação de Holborn Station onde irás visitar o segundo museu do dia.
Claro, se for importante para ti conhecer museus e alguns dos museus mais emblemáticos de Londres.
E claro que não pode faltar uma visita rápida – lembram-se que eu disse que era suposto ser tudo muito rápido, não foi? – ao British Museum. Este museu é incrível, enorme com imensas salas cheias de peças únicas. Em 2012 foi o terceiro museu mais visitado do mundo, com 5 575 946 visitas.
Uma das salas mais conhecidas do museu é a sala dos artefactos egípcios onde podes ver a Pedra da Roseta e muitas outras peças incríveis.
A minha sugestão é fazeres o trabalho de casa antes e saberes exactamente que te interessa ver no museu.

Depois da visita rápida ao museu, vais regressar ao metro e à estação de Holborn Station e irás apanhar a Linha Central até à estação de St. Paul’s.
É aqui que irás caminhar até à St. Paul Cathedral para que possas ver, por fora, este sítio com uma arquitectura incrível. E se és fã da Família Real, foi nesta catedral que a Diana, Princesa de Gales, casou com o Princípe Carlos em 1981.

Mesmo em frente à Catedral podes ver a Millenium Bridge, muito conhecida por ser a ponte que os Dementors destroem no Harry Potter e o Príncipe Misterioso (fãs de Harry Potter desse lado?) para o outro lado do rio.

Depois disto vais andar cerca de 700 metros mas vais passar por alguns marcos conhecidos de Londres: logo em frente tens o Tate Modern e um pouco mais à frente tens o Shakespeare’s Globe.
O teu destino no final desta grande caminhada será a Tower Bridge, mas depois de algum tempo a andar e a ver museus, sabe bem fazer uma pequena pausa. A minha sugestão é parares numa galeria comercial chamada Hays onde poderás parar no Costa para um pequeno lanche.
Depois irás retomar a caminhada por mais uns metros até chegares à Tower Bridge.

Irás passar por outros pontos de interesse como o HMS Belfast e alguns dos prédios mais conhecidos da cidade.


Vais passar a Tower Bridge até ao outro lado do rio Tamisa, onde irás poder ver a Tower of London. Uma vez mais, não recomendo entrares porque 1) é bastante cara a entrada e 2) não perdes tempo a entrar numa atração paga e poderás fazer isso numa próxima vez que regresses a Londres.

Depois irás continuar a caminhar mais um bocadinho até chegares ao Sky Garden, que é um edifício alto (aquele que parece um Walkie-Talkie) com uma vista incrível (e grátis) para a cidade. O único senão é que tens de reservar online com 3 semanas de antecedência. Mas vale super a pena. Reserva neste site aqui.

De seguida, quando saíres do Sky Garden recomendo que vás jantar a um pub mas como por vezes pode ser caro, sugiro um pub que é relativamente mais barato que os outros.
A minha sugestão é jantares num Wetherspoons e recomendo o The Liberty Bounds perto da Tower Bridge. Será muito mais barato do que um outro pub e terás a experiência de estar num pub típico.

Depois do jantar e se ainda tiveres energia para tal, poderás apanhar o metro (ou um Uber, por exemplo) até Shoreditch onde poderás experienciar a noite londrina. Alguns dos bares mais concorridos e mais famosos da cidade estão nesta área.
E é assim que consegues passar 24 horas em Londres: andar muito, ver o máximo de coisas possíeis por fora e aproveitar as coisas grátis que a cidade oferece.
O que achaste?