A aldeia de Monsanto, no distrito de Castelo Branco, é considerada dese 1938 a aldeia mais portuguesa de Portugal.
Recentemente tive a oportunidade de visitar esta aldeia histórica incrível. Descobre todas as minhas dicas para visitares este paraíso no interior de Portugal. Esta aldeia entre penedos de granito e vistas incríveis deveria ser conhecida por todos.
A forma mais fácil de chegar a Monsanto, é de carro. A minha sugestão é estacionares longe do centro e subir até à Vila a pé. O acesso não é dos melhores: o segredo é conduzir com precaução até à vila. Recorda-te que existem muitos autocarros turísticos a circular e por vezes as estradas tornam-se apertadas.
Há vários pontos de interesse nesta aldeia histórica e a melhor forma de descobrir todos é a pé.
O que visitar em Monsanto
A subida até ao Castelo pode ser complicada, especialmente se for um dia muito quente, mas vale super a pena a vista que conseguimos ter quando chegámos ao topo.
O segredo é ir andando, sem grandes pressas e a disfrutar da paisagem pelo caminho.
O Castelo de Monsanto está localizado no ponto mais alto, a 758 metros de altura. Pelos caminhos de pedra que vão desde o centro da aldeia até às suas ruínas, podes encontrar as paisagens mais deslumbrantes. Especialmente se gostas de fotografia como eu.
Quando visitei Monsanto fiz várias filmagens e juntei tudo num pequeno vídeo para o IGTV. Podes ver esse vídeo aqui e seguir-me no Instagram para mais conteúdo sobre as viagens.
No caminho para o Castelo passas ainda pelo Miradouro do Forno e por uma gruta. Vale a pena desviar um bocadinho do objectivo do Castelo para conhecer estes dois sítios.
É ainda muito típico as Marafonas de Monsanto: uma bonceca feita à mão. Há imensos sítios com elas à venda e não podia deixar de recomendar que apoiasses um negócio local e comprasses uma destas bonecas como recordação desta aldeia típica portuguesa.
Para mim não há nada melhor do que “perder-me” pelas ruas mas estar sempre atento aos sítios mais emblemáticos para ter a certeza que os conheço.
Descobre ainda 8 razões para viajares em Portugal!
Onde dormir em Monsanto
Há imensas opções de alojamento em Monsanto. Foi uma das coisas que mais me despertou a atenção quando lá estive. Entre alojamentos locais e hotéis, há imensas escolhas.
Duas das minhas recomendações são a Casa de Hóspedes Taverna Lusitana ou o Monsanto GeoHotel Escola.
Podes reservar através do Booking ou através da Momondo.
Onde comer em Monsanto
E para todos aqueles que são motivados pela gastronomia também tenho duas sugestões para ti:
A Taverna Lusitana é um sítio perfeito para experimentar uns petiscos típicos e umas bebidas ainda mais típicas. Localizada mesmo no centro da aldeia é o sítio ideal para descansares no final da tarde.
Por outro lado, se procuras uma comida mais simples, as pizzas do Fornvm dv Viriato são a melhor sugestão para ti. Não posso deixar de recomendar ainda provares os pastéis de cereja quentinhos que eles tem. A comida, para além da esplanada com uma vista incrível, são uma boa aposta para ti.
Gostaste deste guia para Monsanto? Já visitaste esta aldeia histórica?
[…] vos falei de Monsanto anteriormente, a vila mais portuguesa de Portugal. Mas também já tive oportunidade de conhecer outras como Castelo Novo, Idanha a Velha, Belmonte e […]