A Serra da Arrábida, pertencente ao Parque Natural da Serra da Arrábida no distrito de Setúbal, é uma das minhas zonas favoritas nesta zona do país.
Tanto pelas praias e pelos miradouros, como por toda a paisagem o Parque Natural nos oferece.
Sem dúvida que é uma zona super popular, principalmente nos meses do Verão. Assim sendo, como sempre, recomendo que explores esta zona noutra época do ano.
Tendo em conta que vivo a 15 minutos de carro da Serra da Arrábida, visito este sítio mais vezes do que o normal. Tenho imensas histórias para contar.
As minhas praias favoritas
Há, pelo menos, 5 praias nesta zona do Parque Natural da Serra da Arrábida. A Praia do Portinho da Arrábida, a Praia do Creiro, a Praia dos Coelhos, a Praia de Galapinhos, a Praia de Galapos e ainda a Praia da Figueirinha.
A Figueirinha é o meu sítio de eleição para dias passados na praia ou para ver o pôr do sol.
Claro que não há como não gostar do Portinho da Arrábida. Por vezes é completamente impossível descer com o carro até lá abaixo. Mas vale super a pena visitar. Portanto, caso visites o Parque Natural da Serra da Arrábida num dia em que há demasiadas pessoas, estaciona o carro e vai a pé até lá abaixo.
Eu adoro vir até aqui para apanhar um pouco do ar do mar, ler um livro ou beber um café numa esplanada por cima do mar.
E claro, não há como não mencionar a praia de Galapos. Foi considerada a melhor praia da Europa em 2017 e é completamente compreensível porquê. Bastante cheia no verão mas na época baixa podes tê-la praticamente só para ti.
Os meus miradouros e outros sítios favoritos:
Quando passeamos pela Serra da Arrábida na parte de cima, há imensos miradouros para parares e admirares a vista. Tens vista para o oceano mas também miradouros com vista para toda a zona da Grande Lisboa. Num dia sem nuvens é mesmo uma vista incrível.
Este é talvez o maior miradouro em termos de espaço disponível para estacionar o carro.
A vista é incrível e também podes ver um pôr do sol maravilhoso. Dica de amiga: certifica-te que tens o carro desligado para não ficares sem bateria no carro. Já me aconteceu. Não é a situação mais divertida, juro. Mas dá uma excelente história para partilhares com os teus amigos.
O miradouro conhecido pelo salto do parapente também é super famoso e de certeza que já o viste em fotos pelo Instagram. Todo o cuidado é pouco. É realmente inclinado e pode ser perigoso se não estiveres com atenção.
Fora isso, a vista para a Península de Tróia é espetacular.
Outro dos sítios incríveis neste parque natural é a Gruta da Lapa de Santa Margarida perto do Portinho da Arrábida.
Esta gruta é de difícil acesso e a entrada está escondida no meio de árvores. Muitos degraus depois chegas à entrada da gruta.
Lá dentro podes encontrar uma capela construída pelos padres Franciscanos mas que está em bastante mal estado. Principalmente pelos graffitis.
Mas, como podem ver na fotografia, a vista que a gruta tem é completamente mágica. Vale super a pena a visita.
hotty desire
Serra da Arrábida: o que precisas de conhecer – World Dreaming Blog