Esta é a questão que toda a gente parece estar a perguntar-se: O que vai acontecer às viagens depois do Coronavirus?. E ainda não há uma resposta certa ou errada.
Após umas semanas em isolamento e com todos os voos internacionais cancelados, torna-se difícil prever o que vai acontecer ao mundo das viagens nos próximos meses. Mas uma coisa que podemos contar é que vai ficar tudo bem, não sabemos quando, mas vai ficar tudo bem.
O que vai acontecer às viagens depois do Coronavirus?
Assim que o confinamento obrigatório e o Estado de Emergência for levantado em vários países, a normalidade vai começar aos poucos a regressar ao nosso quotidiano. Mas isso significa que a indústria das viagens vai mudar para sempre? Nem por isso. Vai regressa tudo à normalidade, ao ponto onde tudo ficou parado, quando as pessoas se sentirem seguras para viajarem novamente.
Claro que vão existir algumas consequências no mundo das viagens com algumas companhias de aviação, alguns hotéis e alojamentos e até companhias de cruzeiros a entrarem em problemas financeiros.
No futuro, depois do Coronavirus, as pessoas vão querer, acima de tudo, viajar em segurança.
Como é que as pessoas vão viajar depois do Coronavirus?
Grande parte das pessoas vão escolher apoiar a economia do país onde residem e vão escolher viajar para sítios dentro do país. Em Portugal acredita-se que o turismo em Portugal vai crescer depois do Coronavirus. Que as pessoas vão escolher passar férias cá dentro para ajudar a economia de Portugal.
E assim vai ser em muitos países e para muitos viajantes durante o resto de 2020 e talvez alguma parte de 2021.
Quando o período de confinamento terminar as pessoas vão ter mais cuidado com as suas viagens. O que vai mudar verdadeiramente vai ser o investimento em partes de viagens que nos fazem sentir seguros como seguros de viagens e claro as normas de higiene vão alterar para muitas pessoas.
Quando vamos conseguir viajar novamente?
Esta é a pergunta que inúmeras pessoas já me fizeram através do meu Instagram. Mas a verdade é que ninguém sabe exactamente quando é que vai ser possível.
Sabemos que cada país tem tido a sua reacção face a esta pandemia e grande parte desses países tem tido uma reacção atempada. Há quem diga que nos meses de Junho e Julho já sei possível viajar dentro do nosso país. Mas são tudo expectativas e nenhuma certeza. Pelo menos agora.
As viagens internacionais vão demorar mais algum tempo a tornarem-se novamente possíveis. Mas sendo o turismo uma parte tão importante na economia de tantos países, de certeza que não vão querer adiar essa possibilidade mais do que o necessário.
Quais são os destinos que as pessoas vão escolher?
É bem provável que toda a gente opte por destinos mais perto de casa e no nosso caso, em Portugal.
Com um grande número de pessoas que perdeu o trabalho ou que está em layoff, viajar tornou-se um luxo que não vai estar acessível a muita gente. Pelo menos não imediatamente.
Muitas pessoas vão optar por escapadinhas de fim-de-semana para sítios mais remotos e as grandes cidades vão ser menos prioritárias para as próximas viagens.
Muito em breve vou partilhar destinos em Portugal que tens de conhecer. É a oportunidade perfeita para explorares mais Portugal, não é verdade?
Viajar vai ser a mesma coisa de sempre?
Nos primeiros tempos não.
Mas aos poucos vai tudo regressar ao normal ou a um novo normal. Nos primeiros tempos as grandes cidades vão estar desertas. Vamos apenas ver os locais a finalmente saírem de casa e as ruas vão estar mais vazias que nunca. Poderá ser uma boa oportunidade para ver Madrid, Roma ou Veneza sem o mesmo aglomerado de pessoas.
Mas no momento em que as pessoas consigam, em termos financeiros, viajar novamente, acredito que a industria das viagens irá regressar ao ponto onde estava.
Este post pode conter links de afiliados.
[…] novamente?” é uma das perguntas mais feitas nestes últimos tempos. E depois de vos falar como vão ser as viagens depois do Coronavirus muitas pessoas vieram falar comigo sobre quando é que eu achava que íamos viajar […]