Viajar sempre foi uma das minhas paixões. Ao longo dos anos consegui fazer algumas viagens – não tantas como gostaria mas não me posso queixar. E consegui aprender sobre como viajar de uma forma mais tranquila – sem problemas – e divertida.
Nas próximas semanas vou partilhar posts sobre Viagens que vão cobrir as diferentes fazes de uma viagem: procurar inspiração, planear, reservar, fazer as malas, os dias de viagem e quando chegas ao destino.

Vamos começar pelo início: procurar inspiração para uma viagem.
As fontes de inspiração para uma viagem podem ser infinitas. Desde um artigo numa revista, um post no Instagram, recomendação de amigos ou a um post de blog.
As minhas inspirações para as viagens aparecem quase sempre dos mesmos sítios: Instagram ou Pinterest. E isto faz com a minha lista de sítios a conhecer vá sempre aumentando. Há sempre aqueles sítios que me dão ainda mais vontade de viajar. Quando tenho essa vontade já sei que é um destino para a minha lista de sítios a conhecer.
Se, como eu, sonham acordados com viagens, pouco tempo depois de procurarem inspiração vão ter uma lista infinita de sítios que querem conhecer. Prometo que um dia destes partilho a minha lista de sítios a conhecer.
Quando começares a criar a tua lista de sítios a conhecer é importante pensares em organização desde do início. Não te limites a guardar uma imagem no Instagram. Eu recomendo sempre tirares notas – uso o Notion para isso.
Podes separar e organizar as viagens em várias categorias:
- estação do ano (Inverno, Primavera, Verão, Outono) – quase todas as minhas viagens são de Outono
- tipo de viagem (aventura, romântica, relaxar, educacional,…)
- duração da viagem (um fim de semana, uma semana, 15 dias,…)
Por exemplo uma das viagens que quero fazer é ir até New England nos Estados Unidos no Outono para aproveitar a mudança das folhas. Com o ser tão específica sei que irei – eventualmente – fazer esta viagem entre Setembro e Outubro.
Actualmente temos tantos sítios onde podemos encontrar inspiração para futuras viagens que se pode tornar demasiado. Isso pode fazer com que fiquemos perdidos na altura de reservar uma viagem.
Se começares a criar a tua lista de sítios a conhecer esse processo tornar-se-á mais fácil no futuro.
Assim, sem grande esforço, podes começar a escolher e a planear o itinerário para a tua viagem. Ou podes ser como eu e ter várias viagens planeadas – com dias, hotéis, restaurantes, sítios a conhecer – e não ter nada marcado. Mas quando marcar, aí não preciso de fazer mais nada.
Continua a acompanhar esta série sobre o processo das minhas viagens aqui.
No próximo artigo vou mostrar como planeio uma viagem.
O que achaste?