Um dos meus sítios favoritos para visitar em Sintra é o Palácio da Pena. E é dos sítios mais visitados em Sintra – sabiam que o primeiro é a Quinta da Regaleira?
O Parque e Palácio da Pena localizam-se na vila de Sintra, no distrito de Lisboa. Este Palácio representa uma das principais expressões do Romantismo arquitectónico do século XIX. É o primeiro palácio a ser construído, na Europa, dentro deste estilo.
Foi classificado em 1995 como Património Mundial da UNESCO e foi eleito, a 7 de julho de 2007, como uma das Sete Maravilhas de Portugal.
No Parque da Pena:
O Parque da Pena é composto por vários jardins que se estendem por 85 hectares. Este Parque está dividido por várias zonas e tem vários marcos a ser visitados.
E é por aqui mesmo que deves começar a tua visita ao Palácio da Pena, no Parque. A ideia é entrares pelo Parque, junto ao Vale dos Lagos e subires até ao Palácio passando por alguns marcos importantes: Vale dos Lagos, Fonte dos Passarinhos, Estufa Quente e a Nora.
Outros sítios a visitar no Parque da Pena são a Cruz Alta e o Chalet da Condessa d’Edla.
A Cruz Alta está localizada a 529 metro de altitude e, esta cruz de pedra, situa-se no ponto mas alto da Serra de Sintra.
O Chalet da Condessa d’Edla é um edifício construído por D. Fernando II para a sua segunda esposa, Elise Hensler, conhecida como Condessa d’Edla.
Mais vamos explorar este Chalet mais à frente no post.
No Palácio da Pena:
O interior do Palácio da Pena é absolutamente incrível. E sobre isso não há qualquer dúvida.
A visita ao Palácio começa na Entrada Principal da Família Real – a entrada dos visitantes. Esta era, antigamente, a entrada da Família Real para a zona mais privada do Palácio. Esta entrada, após subir uma bonita escadaria vai dar ao Claustro.
Ao ser adaptado a Palácio, o claustro foi fechado com janelas (não existentes actualmente) e passou a funcionar como espaço de circulação.No piso inferior encontra-se a Sala de Jantar da Família Real e a Copa, bem como os aposentos do rei D. Carlos. Já no piso superior encontravam-se os aposentos da rainha D. Amélia.
É ainda possível visitar zonas como a Sala de Visitas, onde as visitas mais intímas da Família Real eram recebidas.
Um dos favoritos e um dos sítios mais conhecidos, o Terraço da Rainha.
Este terraço é voltado a sul e era directamente acessível pelos aposentos da rainha D. Amélia. Na altura em que D. Carlos e D. Amélia viveram no Palácio foi mandada construir uma estrutura metálica – ainda visível – para suportar um toldo nos meses de verão.
Ainda é possível ver, no interiro do palácio, zonas como: as Salas de Passagem, a Sala de Fumo, o Salão Nobre – inicialmente pensado para servir como Sala dos Embaixadores mas que foi transformada mais tarde em Sala de Bilhar.
Mesmo no final da visita é possível visitar ainda a Sala dos Veados e a Cozinha Real. Tenho que admitir que a zona que acho mais incrível é esta, a Cozinha Real.
Quando se termina a visita no interior do Palácio, passamos para a zona exterior. E aqui sim está o sítio predilecto de quem quer fotografar o Palácio da Pena. As cores e diferentes acabamentos do exterior do Palácio podem ser vistas agora. E é possível contornar o Palácio todo para admirar a beleza.
Depois de visitares o exterior do Palácio da Pena:
Depois de visitares o Parque da Pena e o Interior e Exterior do Palácio, sugiro-te almoçares no restaurante do Palácio da Pena. Tem variedade de pratos do dia a preços razoáveis para um dia de passeio em Sintra.
E a melhor parte do restaurante é que consegues ver vistas diferentes do Palácio.
Depois de almoço está na altura de continuar a visita e seguir para o Chalet da Condessa d’Edla.
Visitar o Chalet da Condessa d’Edla
Para visitar o Chalet é preciso voltar a descer até ao Parque da Pena e seguir as indicações.
Desta forma irás conseguir explorar a outra metade do Parque e ver outros sítios incríveis. Vê as fotos seguintes para teres uma ideia do quão incrível é este espaço.
O primeiro vislumbre que vais ter do Chalet da Condessa d’Edla vai ser numa curva e vai ser como ver uma casa de um conto de fadas.
O Chalet foi mandado construir entre 1864 e 1869 por Fernando II e a sua segunda esposa, Elise Hensler, Condessa d’Edla, numa área de oito hectares a oeste do Parque da Pena.
Após a queda da monarquia portuguesa, em 1910, a Condessa d’Edla abandonou o Chalet que tinha sido a sua residência.
A falta de manutenção do mesmo culminou, em 1999, com um incêndio que destruiu boa parte do interior do Chalet. O espaço foi aberto ao público em 2011 depois da recuperação do edifício.
O interior do Chalet tem dois pisos. As três fotografias anteriores foram tiradas na parte inferior do edifício. Espero que as fotografias façam justiça porque este sítio é, sem dúvida, um chalet saído de um conto de fadas.
O exterior do edíficio também é igualmente mágico. Digam-me lá se não parece a casinha da Branca de Neve? Mas um bocadinho mais gira, sejamos honestos.
Infelizmente não havia muitas pessoas a visitar. E é por isso que vos recomendo que visitem. Vão até lá, explorem este sítio para não permitirmos que o nosso património seja posto novamente ao abandono.
Afinal, quantos de vocês já visitaram o Palácio da Pena? E agora quantos já visitaram o Chalet da Condessa d’Edla?
Horários e Preços:
PALÁCIO + PARQUE
Bilhete adulto (de 18 a 64 anos) – 14 euros
Bilhete jovem (de 6 a 17 anos) – 12,5 euros
Bilhete sénior (maiores de 65 anos) – 12,5 euros
Bilhete família ( 2 adultos + 2 jovens) – 49€
PARQUE
Bilhete adulto (de 18 a 64 anos) – 7,50 euros
Bilhete jovem (de 6 a 17 anos) – 6,5 euros
Bilhete sénior (maiores de 65 anos) – 6,5 euros
Bilhete família ( 2 adultos + 2 jovens) – 26€
Inclui entrada no Chalet da Condessa d’Edla (já sabem que recomendo muito!!)
Hop On Hop Off – circuito pelo Parque da Pena: incluído no bilhete de visita
Esta informação foi retirada do site dos Parques de Sintra mas recomendo muito que consultem o site antes de visitarem o Parque e Palácio da Pena.
[…] leres mais sobre Sintra podes espreitar este artigo sobre o Palácio da Pena e este sobre 10 sítios que tens de […]